Áleson Medeiros | Blog
March 28, 2024

Desbravando o Mundo das ISOs Personalizadas com Penguins' Eggs

 •  2   • 327 
Table of contents

No vasto universo do Linux, personalizar e criar sua própria distribuição pode parecer uma tarefa complexa e desafiadora. Entretanto, a ferramenta Penguins’ Eggs surge como uma solução inovadora para simplificar esse processo, permitindo que usuários criem suas ISOs de instalação com base em clones de seus sistemas. Neste artigo, exploraremos como utilizar essa ferramenta, com enfoque especial no processo para sistemas Debian, Devuan, Ubuntu e suas derivações.

Como Usar o Script:

A utilização do Penguins’ Eggs é tão intuitiva quanto eficiente. Começaremos baixando a ferramenta da SourceForge e instalando-a em nosso sistema Debian, Devuan, Ubuntu ou derivados com os seguintes comandos:

sudo dpkg -i eggs_9.6.1_amd64.deb
sudo apt install -f

Com a instalação concluída, é hora de configurar a ferramenta. Optando pelo padrão, o Penguins’ Eggs realiza automaticamente as configurações necessárias:

sudo eggs dad --default

Se houver a necessidade de mais espaço, o próprio Penguins’ Eggs oferece sugestões, como adicionar um compartilhamento remoto ou uma partição local.

Para instalar a ISO gerada usando o instalador Calamares, execute:

sudo eggs calamares --install

Agora, estamos prontos para criar nossa primeira ISO. Para uma distribuição distribuível, utilize:

sudo eggs produce

Caso deseje criar uma cópia completa do seu sistema, utilize a opção --clone:

sudo eggs produce --clone

Além disso, é possível transferir um servidor para a internet de forma segura, sem expor diretamente os dados, usando a opção --cryptedclone:

sudo eggs produce --cryptedclone

Para obter máxima compressão e remover Penguins’ Eggs e o instalador Calamares ao final da instalação, adicione os flags --max --release:

sudo eggs produce --max --release

A criação de ISOs personalizadas pode parecer uma jornada complexa, mas com o Penguins’ Eggs, esse processo se torna acessível a usuários de todos os níveis. Sua simplicidade de uso aliada à versatilidade de opções, como clonagem e transferência segura de servidores, fazem desta ferramenta uma adição valiosa ao kit de ferramentas de qualquer entusiasta de Linux. Experimente o Penguins’ Eggs e desbrave novos horizontes na customização do seu sistema operacional preferido.

Me siga nas redes sociais

Tem uns negócios lá